segunda-feira, 22 de junho de 2015

Conjunções

Pessoal, estamos postando uma tabela de conjunções. Esperamos que seja útil, o arquivo em PDF está no link abaixo.



Link:

sábado, 6 de junho de 2015

5 boas comunidades no facebook para estudar para concurso.

Participar de comunidades ajuda a ficar informado trocar ideias, pode-se ver muitas informações. A primeira comunidade que participei de forma efetiva foi quando fiz a prova para o TJ BA e não encontrava questões sobre regimento interno. A comunidade ajudou muito foram postadas mais 200 questões de regimento, e a maior parte criada pelos participantes. Atualmente participo de alguns grupos, pois existem diversas comunidades para estudar. Até eu algumas. Resolvi compartilhar algumas que acho bem interessantes.
1)Concurseiros 2.0
Comunidade voltada para concursos em gerais, o pessoal que participa posta questões, dúvidas, dicas e por ai vai.

2)Português do Pestana
Foi criada pelo professor Fernando Pestana, que participa ativamente na comunidade, posta questões criadas por ele, tira dúvidas dos participantes divulga o que ele está produzindo. Além disso os próprios participantes postam muitas questões é bem bacana!

3)Concursos Analistas TRT 2013
É focada para Analistas de TRT, principalmente da área judiciária. Foi criada pelo professor Herique Correia, que participa da comunidade publica estudos de casos, interage com os participantes, publica informações  e dicas.

4)Grupo Mapas mentais
Descobri a comunidade graças ao livro Mapas Mentais e Memorização de William douglas e Felipe Lima, ao ler fiquei com uma dúvida e no livro exite um e-mail para o suporte e me informaram que existia a comunidade. Para quem que fazer mapas mentais e enterde como funciona e encontrar alguns prontos dá uma olhada na comunidade.

5)Estudo de Caso e Regimento Interno TRT3/2015
Esta foi feita pelo professor Alex Paixão, é mais para divulgar os cursos dele, mas ele posta estudos de casos e vai postar 100 questões de regimento interno TRT MG. O foco é mais para área de direito

Caso tenham dicas de comunidade me digam e aproveitem e vejam a nossa! Ainda estamos no começo, mas sempre informamos que colocamos no blog. Até mais!



sexta-feira, 5 de junho de 2015

5 Bons lugares para estudar para concurso na Internet sem gastar dinheiro.

Estava pensando como publicar um texto útil, dai pensei poderia publicar os sites que mais uso para estudar, peguei os eu usei mais recentemente, depois me digam o que acharam.

1)Editora Atualizar.
A Editora Atualizar está com uma iniciativa muito boa, conforme eles dizem estão produzindo aulas gratuitas de qualidade e pela explicação do professor Emerson Bruno no  plano de negócios eles pretendem ganhar com a publicidade do canais de comunicação e não ficar vendendo material. Tenho acompanho os vídeos sobre Regimento Interno para  o TRT 3ª Região (Minas) e estou gostando muito.  Pelo que vi, eles têm aulas de outros assuntos, mas ainda tive oportunidade de assistir.
Link para os vídeos de Regimento Interno:
Link do canal da Editora Atualizar:
Perfil do Professor Emerson Bruno no facebook.

2) Site Henrique Correia.
Para quem é da área de direito o site do professor Henrique Correia é bastante útil, ele posta estudos de casos gratuitos, dicas, recentemente ele fez postagens falando como organizar planilha de estudos achei bastante útil, tanto que montei a minha!
Além disso, ele também comunidade no facebook para TRT.
Site do Henrique Correia.
Vejam a publicação que fiz a respeito de quadro de horários e forma de estudos:

3) Esquemaria
É um site bem interessante dá dicas de organização para estudar melhor, estratégias de estudo, mapas mentais. Além de dicas e assuntos AFO, Noções de Gestão Pública dentre outros.

4) Qconcurso
Já faz um bom tempo que o Qconcursos (antigo questão de concursos), ele é bom para treinar questões, pois têm provas, você pode escolher por assunto e ainda pode usar filtros (as vezes eles  não funcionam 100%, mas ajudam de qualquer forma). Outra coisa bacana é que tem uma comunidade forte com muitos comentários de outros concurseiros que dão dicas e macetes (alguns comentários não lá muito úteis). E eles estão colocando comentários de professores que explicam as dúvidas mais recorrente. Ultimamente eles colocaram um plano mais caro que você pode assistir aulas, eu não utilizo este. Para quem não paga tem limitação de 10 questões por dia para responder.

5) PCI Concursos
O PCI é ótimo para saber os concursos que estão acontecendo seja de qual for e localidade, eles  disponibilizam concursos nacionais e regionais. Fora que também colocam a disposição provas, basta saber a entidade, a banca e o ano que você acha.

Caso tenham outras dicas de sites, canais avisem. Em breve faremos um  sobre boas comunidades de estudo no facebook.
Até Mais.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Imperativo Negativo e Afirmativo para não errar mais!

Não é sempre que aparece em provas, mas é bom saber com é formado o Imperativo Afirmativo e Negativo! Pois pode ser mais um ponto em sua prova que ajudará na aprovação! Eu quando vi a aula não dei muita bola, mas vi em uma questão e errei, passei a dar mais importância!

No Imperativo não há primeira pessoa do singular (eu), isso se aplica para o Negativo e o Afirmativo.

O Negativo é uma cópia do Presente do Subjuntivo. Já o Afirmativo, a segunda pessoa do singular (tu) e a segunda do plural (vós) são formadas a partir do Presente do Indicativo sem o “s”. Ex: Tu cantas > canta tu. E as demais pessoas são cópia do Presente do Subjuntivo.

Imperativo Afirmativo
  canta tu
  cante ele
  cantemos nós
  cantai vós
  cantem eles
Imperativo Negativo
  não cantes tu
  não cante ele
  não cantemos nós
  não canteis vós
  não cantem eles

Diga o qua achou do artigo nos comentários.

Veja também o artigo: lembrem de estudar verbo:


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lembrem de estudar verbo!

Verbo é um assunto que é necessário estudar para não ficar atrapalhado. Lembro que antes de fazer concurso errava muito mais do que hoje em dia risos. Temos costume de fala errado com isso quando respondemos questões acabamos errando, achando que era fácil, que o ponto estava garantido.
Então é bom ficar atento, pois verbo geralmente aparece na prova, pelo menos em uma questão, principalmente os derivados de ter (reter, manter, entreter, conter...), pôr (supor, depor, dispor, repor), ver (entrever, prever, antever, rever) e vir (advir, provir, intervir, convir).

Devemos ficar de olho em formas derivada: intervim, propuser, provier, revir; pois costumamos usá-las de forma equivocada.

Segue a abaixo uma tabela com a conjugação da primeira pessoa do singular (eu) do indicativo e subjuntivo. Pois a partir da primeira pessoa conseguimos conjugar as demais.
Verbos conjugados na primeira pessoa do singular no Indicativo e Subjuntivo.
Espero que tenham gostado.

Vejam o artigo - Imperativo Negativo e Afirmativo para não errar mais:


Revisão é palavra chave!!

Logo que comecei estudar sempre esquecia boa parte dos assuntos, hoje ainda acontece com uma coisa ou outra, mas notei que isso estava ligado principalmente à falta de revisão constante dos assuntos, para que eles fiquem na memória, temos que inicialmente exercitá-lo, ou seja, assistiu a uma aula nova ou viu um assunto novo, preferencialmente, tente revisar no mesmo dia ou no seguinte, para ver se surgem dúvidas e ajudar a fixar o conteúdo. Quanto mais tempo se leva para revisar, mas complicado fica de lembrar. Quando o assunto está recente você em determina anotação consegue recordar exatamente o que o professor falou. Pesquisando na internet alguns pesquisadores falam que o processo de revisão ajuda modificar o tipo de memoria, pois nosso cérebro tem a tendência de descartar a maior parte do vemos do durante o dia. Com isso, para que a memória fique permanente é necessário revisar sempre. Podem-se fazer mapas mentas, fichas, resumos e por ai vai.
Sei que difícil estudar um edital inteiro e ainda revisar, mas se conseguir fazer revisões pelo menos uma vez na semana já vai ajudar a fixar parte do conteúdo. Além disso, às vezes ainda ficamos com dúvida em alguns assuntos, neste caso recomendo que no dia das revisões busque sanar as dúvidas, seja com um professor, livro, site, amigo ou que for.

Até mais!!

terça-feira, 2 de junho de 2015

Quadro de horários e intervalos de estudos!



Depois de um certo tempo, vi que o quadro de horários é importante, pois ele serve como um guia de estudos, é bom quando você acorda já saber o que fazer. Isso facilita muito, saber o assunto. Também costumo marcar tudo que vou estudando no conteúdo do edital.


O professor Henrique Correia publicou um material falando como montar um quadro de horários http://www.henriquecorreia.com.br/ inclusive fiz esta com dicas deste material dele.


Outro ponto é a questão do descanso. Eu a cada 50 minutos estudados dou um intervalo de 10 minutos, isso me ajuda a ficar menos cansado no final do dia. Willian Douglas e outros falam a respeito disso. E comigo funciona, aproveito para alongar e beber água. Agora tem marcar o tempo, ou os 10 minutos viram meia hora, tem ser disciplinado.

Faz uma tem que vi uma uma HQ que fala sobre questão de estudar, os empecilhos que aprecem, a procratinação e por ai vai. o entanto ela dá otimas dicas de como estudar vale a pena dar uma lida:
http://mel-meow.com/uma-longa-noite-aprendendo/
Imagem retirada do site http://mel-meow.com/uma-longa-noite-aprendendo/
Caso queira montar seu quadro de horários e queira um guia segue o link para baixar o quadro de horários que montei para mim e assim você pode montar o seu!

Procure montar seu quadro de horários e o mais importante é procurar seguí-lo.


Até mais!!
Quadro de horários

De que forma vocês estão estudando regimento interno para o TRT MG?

 Ultimamente tenho pesquisando técnicas de estudo na internet. E recentemente vi duas bem legais, que estão me ajudando. A primeira é baseada em usar provas anteriores e marcar na lei os artigos que mais a banca cobra, esta vi no site http://esquemaria.com.br/tatica-feras-estudar-teoria-questoes lá tem outras dicas interessantes, caso tenha interesse em ver mais detalhes olha lá. A segunda, diversas pessoas comentaram, mas acabei desenvolvendo meu caminho usando algumas dicas que ouvi. Quando as leis possírem competências, artigos ou incisos que se repetem, você pode seguir os seguintes passos:
1)Verifique o que você acha estranho de atribuição ao cargo. Por exemplo: Na minha cabeça eu nunca ia imaginar que o corregedor deve: opinar, com dados técnico-estatísticos, nos processos que possam criar, ampliar, adequar e alterar a jurisdição das Varas do Trabalho da Região. Na minha cabeça é uma atribuição incomum.
2)  Achou que alguma competência é novidade, anormal ou estranha, marque o inciso ou artigo para revisar periodicamente. 
3) Procure incisos que têm redação parecida ou causem confusão para você, por exemplo, o Tribunal Pleno na minha cabeça tem um inciso que se confunde com o do Órgão Especial. O inciso de competência do Tribunal Pleno fala: os mandados de segurança impetrados contra seus próprios atos, contra os do Presidente e aqueles impetrados por Desembargadores. Já o do Órgão Especial aborda: os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de Comissão de Concurso. Depois de notar que poderia causar confusão, fiz remissões e esquematizei buscando entender e diferenciar.

Bom esta foi forma que pensei para estudar o regimento, caso tenham dicas e sugestões sintam-se a vontade para comentar. 
Parte de um esquema de remissão e associação por cor.

Mapas mentais

Os mapas mentais ajudam bastante na memorização, principalmente aqueles assuntos que você não recorda, Alguns defendem o uso para todas as matérias, eu costumo usar no que é mais difícil memorizar.




E o livro Memorização e Mapas mentais me ajudou a entender melhor como fazer os mapas e usá-los.


Começando o Blog!

Para quem não me conhece sou Alexandre e estou estudando para concurso em busca de uma vaga. Estou foco em Técnico, mas já que viajo aproveito e faço a prova de Analista também, que geralmente é pela tarde e não atrapalha meus planos para a vaga de técnico.
Neste blog vou começar postando algumas questões focadas para o TRT Minas, a depender, se estiver em minha alçada vou posso explicar algum assunto que conheça ou tenha anotações, pois já faço isso com amigos no facebook.
Aproveite e veja nosso grupo no face:
As primeiras serão de Regimento Interno. Mas vamos colocar de direito constitucional, administrativo e outras que forem solicitadas de acordo com foco TRTs.
Bom espero que gostem e nos ajudem a divulgar.
Abraço!
Também existe uma conta no twitter: