terça-feira, 22 de novembro de 2016

Meditação x Estudos para concursos.


Meditação é uma técnica milenar que ajuda no autoconhecimento, a ciência já se atentou que ela traz benefícios. Algumas escolas estão substituindo punição e detenção por medição, essa substituição ocasionou uma mudança positiva no comportanmento das crianças, deixaram de ser rebeldes.

Felizmente, eu comecei a meditar faz 3 anos. E percebi que me ajudou bastante na concentração nos estudos, no combate a ansiedade. A algumas frustrações que todo concurseiro passa.

Nos dias que enfrento mais dificuldades externas, pessoas da família atrapalhando, falta de estímulo paro de estudar e faço uma meditação curta de 2 minunitos. Essa meditação ajuda a retomar o foco e não dar importância aos problemas exteriores.

Também passei a fazer meditação quando acordo e quando vou dormir. Essa atividade de meditatar passou a me ajudar a conhecer mais meu comportamento. Identifiquei que o ideal para mim é estudar 50 minutos e parar 10 para descanso. Também percebi que passei a ficar mais concetrado nos estudos.
E a melhor mudança foi aprender a lidar melhor com emoções e frustrações.

Benefícios da meditação, veja o vídeo:



Você já experimentou meditar? Caso sim sentiu algum benefício?

Bons estudos, rumo a aprovação!!


via GIPHY

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Contagem de tempo líquido de estudos.

Vocês costumam fazer  a contagem do tempo de estudo?



Quem nunca falou: que estuda a manhã inteira, mas quando parou para cronometrar o tempo viu que o resultado é bem diferente do esperado. Com todas as interrupções que nos cercam, e ainda damos atenção a esses impedimentos. Um estudo que começa as 8:30 e vai até as 12:10, pode chegar a render no máximo duas horas ou menos se não for bem planejado.

Vamos ver o exemplo das 8:30 as 12:10 , o total daria 3 horas e 40 minutos. Mas vamos colocar intervalos de 10 minutos a cada hora estudada. Com os intervalos temos menos 30 minutos. Caso você não guarde o celular e toque, atendeu, tentou explicar que está estudando, nisso vão 3 minutos. Assim se você deixar surgem outras distrações e tempo vai diminuindo.

Ao identificar que as interferências roubam tempo, comecei a usar o cronometro celular (mas colocava no modo avião, para não receber mensagens ou ligações).

Mas recentemente comecei a testar o aplicativo e site: http://www.aprovadoapp.com.br/
Achei interessante. Ele permite cadastrar matérias, registra as atividades, tem cronometro. Você pode usar no computador ou celular. Nesse caso prefiro usar o computador.

Contagem do tempo.

Histórico de estudos.


Está sendo bastante útil para mim. Você cronometram tempo de estudo? Quais aplicativos, sites ou técnicas que usam?


Bons estudos!! Rumo a nossa vaga!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Já perceberam que andam querendo empurrar diversos materiais e cursos para concursos?

Usar comunidades no facebook é algo útil. Elas ajudam para trocar de informações, materiais, tirar dúvidas e muitos professores estão dispostos a ajudar. No entanto o volume de produtos que querem empurrar para concurso é bastante incomodo, muitos materiais não são tão bons ou custo é alto, fora que a cada edital é um material, assim complica risos.

No início do ano comprei um livro de direito do trabalho. O livro estava recém comprado (era ainda lançamento), adivinhem, saiu uma nova edição do livro dois meses depois. Decepção total e frustração. Algumas pessoas queriam comprar a edição nova. No meu ponto de vista, acho que não vale alimentar esse tipo de mercado. Acabo usando as atualizações das editoras. Só que esses materiais são bem ruins de usar, já funcionam para induzir a comprar o livro novo.

Além disso tudo, alguns sites de questões está crescendo e ficando piores, por não atenderem a demanda de usuários. Recentemente um deles chegou a me dar mais sete dias no prazo de uso, por ter ficado fora do ar.

Podem me perguntar qual sua estratégia de  estudo?

Compro um livro, pego todas as atualizações, consulto as leis e respondo muitas questões. Além disso, tenho feito um curso on line para apoio. Só que tenho focado mais nos livros e mapas mentais. Faço resumos e respondo questões. Estou estudando estre uma e duas horas por dia, por conta de trabalho e outras atividades, e tenho usado muito pouco os grupos do face.

Vamos ver se a estratégia de estudar por livros, questões, mapas e fugir das redes sociais funciona.

E vocês estão estudando de que maneira? Têm sugestões?

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ser estudante é diferente de ser aluno.



Já repararam que estudar é diferente de ser aluno?

Estava vendo um vídeo de Piaza no YouTube e a temática foi justamente sobre essa difereça.

O conceito de aluno é voltado somente assistir a aula, já estudar é de assimilar e entender o assunto.

Também tem alguns estudos falam que depois de assistir uma aula devemos estuda-la em até 24 horas fixar o conteúdo, gravar e assimilar na memória.

Muita gente pensa que estudar para concurso é só assistir a aula ou ler o livro e acabou. Assistir é um primeiro momento, que deve ser feito com atenção, sem conversas em paralelo e evitar lugares barulhentos. É importante após assistir as aulas fazer um estudo e depois revisões periódicas para que o assunto seja aprendido e fixado, também acrescento que deve ser feita uma organização com cronogramas e metas de estudo.

O vídeo de Pierluigi Piaza é bem interessante, ele também tem alguns livros  que falam sobre estudar e ser aluno. Vale a pena conferir.



https://www.youtube.com/watch?v=MXTdrWrzhPE

domingo, 10 de abril de 2016

Questões e Simulados, como usar para estudar?

Olá pessoal,

Às vezes busco na internet e livros algumas técnicas que possam ajudar a melhorar o desempenho nas provas. A partir dessas pesquisas, sempre ouço a respeito de fazer muitas questões e concordo com esse ponto de vista. No entanto, pode usar essa metodologia de diversas formas. Dentre algumas, posso destacar três: ajudar a fixar o conteúdo, avaliar se o conhecimento foi aprendido e descobrir como as bancas cobram o assunto, podendo-se verificar as pegadinhas que são feitas.

Atualmente uso as questões em três momentos, o primeiro é ao final de cada matéria para avaliar o aprendizado, somente com o assunto que foi estudado. Dessa forma, além de ter uma consolidação do que foi visto, verifica-se se a necessidade de rever algum ponto do assunto. O segundo momento, faço isso uma vez por semana, pego provas anteriores dos TRTs, que estejam com os assuntos mais próximos do que estudei e faço um simulado. Com essas provas tenho os seguintes resultados: uma avalição global dos estudos, uma noção de nota final e também avalio cada matéria individualmente: português, constitucional, administrativo, trabalho, processo do trabalho. Depois anoto os assuntos por matéria que  errei e que tive dúvidas e procuro ver o que pode ser melhorado. O terceiro momento é um caderno de questões para cada matéria, nesse caderno entram as questões que errei, que tive dúvidas ou que servem como uma revisão de boa parte do assunto.

As questões que errei, procuro verificar o que não entendi da matéria ou qual foi pegadinha, depois costumo colocar em lista temporária para responder, por mais dois dias seguidos, essa mesma questão. Caso consiga responder com confiança, passo para o caderno de questões, passando para a revisão periódica a cada 30 dias. Caso permaneça a dúvida é procurar um professor, outro material ou um amigo.



E você utiliza as questões de que forma? Tem alguma sugestão ou dica?

Abraço!

Aqui você encontra alguns simulados que preparei, ou pode baixar provas no PCI concursos ou Qconcursos:



Domingo dia de Estudar e deixar a mesa de estudos menos bagunçada!!

Deu para fazer uns mapas mentais e deixar a mesa menos desorganizada!!!






sábado, 9 de abril de 2016

Matérias dos últimos TRTs para Técnico Administrativo.

Pessoal, organizei as matérias que caíram nos últimos TRTs para Técnico, servem como uma guia para fazer um cronograma de estudos enquanto aguardamos alguns editais.